A questão que diz respeito a qualquer igreja e suas práticas deve ser:
“São bíblicas?” Se um ensinamento for bíblico (tomado em seu contexto), deverá
ser abraçado. Se não for, deverá ser rejeitado. Deus está mais interessado em
se uma igreja está fazendo Sua vontade e obedecendo Sua Palavra do que se ela
pode traçar uma linha de sucessão que retroceda aos apóstolos de Jesus. Jesus
estava muito preocupado com o abandono da Palavra de Deus para seguir as
tradições humanas (Marcos 7:7). As tradições não são por natureza inválidas… há
algumas tradições boas e de valor. Mais uma vez, a questão deve ser se uma
doutrina, prática ou tradição é bíblica. Então, como a Igreja Católica Romana
se compara com os ensinamentos da Palavra de Deus?
Salvação: A Igreja Católica Romana ensina que a salvação é pela
regeneração batismal e é mantida através dos sacramentos católicos, a não ser
que um ato voluntário de pecado seja cometido, ato que quebre o estado de graça
santificadora. A Bíblia ensina que nós somos salvos pela graça que é recebida
através da simples fé (Efésios 2:8-9), e que boas obras são o resultado de uma
transformação que o coração elaborou na salvação (Efésios 2:10; II Coríntios
5:17) e o fruto desta nova vida em Cristo (João 15).
Garantia da salvação: A Igreja Católica Romana ensina que a salvação não
pode ser garantida ou assegurada. I João 5:13 declara que a carta de I João foi
escrita com o propósito de assegurar aos crentes da CERTEZA de sua salvação.
Boas Obras: A Igreja Católica Romana diz que os cristãos são salvos por
obras exemplares (começando pelo batismo) e que a salvação é mantida pelas boas
obras (recebendo os sacramentos, a confissão de pecados a um padre, etc.). A
Bíblia declara que os cristãos são salvos pela graça através da fé, algo
totalmente separado das obras (Tito 3:5; Efésios 2:8-9; Gálatas 3:10-11;
Romanos 3:19-24).
Batismo: No Novo Testamento o batismo é SEMPRE praticado APÓS a fé
salvadora em Cristo. O batismo não é o meio para a salvação; é a fé no
Evangelho que salva (I Coríntios 1:14-18; Romanos 10:13-17). A Igreja Católica
Romana ensina a regeneração batismal dos bebês, uma prática jamais encontrada
na Escritura. A única indicação possível do batismo de bebês na Bíblia que a
Igreja Católica Romana pode apontar é que toda a família do carcereiro foi
batizada em Atos 16:33. Contudo, o contexto, em lugar algum, menciona bebês.
Atos 16:31 declara que a salvação é pela fé. Paulo falou a todos da casa no
verso 32, e todos na casa creram (verso 34). Esta passagem apenas dá apoio ao
batismo daqueles que já creram, não de bebês.
Oração: A igreja Católica Romana ensina que os católicos não orem
somente a Deus, mas que também façam petições a Maria e aos santos por suas
orações. Contrariamente a isto, as Escrituras nos ensinam a orar somente a Deus
(Mateus 6:9; Lucas 18:1-7).
Sacerdócio: A Igreja Católica Romana ensina que há distinção entre o
clérigo e as “pessoas comuns”, enquanto o Novo Testamento ensina o sacerdócio
de todos os crentes (I Pedro 2:9).
Sacramentos: A Igreja Católica Romana ensina que um crente recebe a
graça ao receber os sacramentos. Tal ensinamento não é encontrado, em parte
alguma, nas Escrituras.
Confissão: A Igreja Católica Romana ensina que a não ser que um crente
seja impedido, a única maneira de receber perdão de pecados é confessando os
pecados a um padre. Contrariamente a isto, as escrituras ensinam que a
confissão de pecados deve ser feita a Deus (I João 1:9).
Maria: A Igreja Católica Romana ensina, entre outras coisas, que Maria é
a Rainha dos Céus, a virgem perpétua e co-redentora, que ascendeu aos céus. Nas
Escrituras, ela é retratada como uma obediente e confiante serva de Deus, que
se tornou a mãe de Jesus. Nenhum dos outros atributos mencionados pela Igreja
Católica Romana tem qualquer base na Bíblia. A idéia de que Maria foi
co-redentora e outra mediadora entre Deus e o homem não está apenas fora da
Bíblia (encontrada fora das Escrituras), mas é também não-bíblica (contrária às
Escrituras). Atos 4:12 declara que Jesus é o único redentor. I Timóteo 2:5
proclama que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens.
Muitos outros exemplos poderiam ser dados. Apenas estes casos claramente
identificam a Igreja Católica como sendo não-bíblica. Toda denominação cristã
tem tradições e práticas que não estão explicitamente baseadas nas Escrituras.
É por isto que as Escrituras devem ser o padrão da fé e prática cristãs. A
Palavra de Deus é sempre verdadeira e de confiança. O mesmo não pode ser dito
da tradição da igreja. Nosso guia deve ser: “O que dizem as Escrituras?”
(Romanos 4:3; Gálatas 4:30; Atos 17:10). II Timóteo 3:16-17 declara: “Toda a
Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a
correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja
perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
Extraído do site
gotquestions.org em 27/06/2013
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