sexta-feira, 24 de agosto de 2012

RESPOSTAS SOBRE A IGREJA CATÓLICA E A BÍBLIA .


RESPOSTAS BÍBLICAS PARA O CATOLICISMO.

O devoto procura fazer a vontade de Deus, em amor a sua fé, da maneira que foi ensinado. As grandes romarias feitas à cidade de Aparecida do Norte e a Juazeiro do Norte são uma evidência dessa dedicação. Contudo, “a autoridade da Escritura não depende do testemunho de qualquer homem ou Igreja, mas depende somente de Deus, que é seu autor” (2Tm 2.16). Veja como Tomas à Kempis, da Ordem de Santo Agostinho, comenta Jo 14.6:
"Sem o caminho, não há ida, sem a verdade, não há saber, sem vida, não há viver."

1ª Resposta - Sobre a Igreja Católica ser a igreja mais antiga
A história mostra que a Igreja Católica nasceu somente em 325 d.C. com o Concílio de Nicéia, promovido por Constantino. Ela recebeu este nome somente em 381 com o imperador Teodósio. Conclusão: a Igreja Católica não é a mais antiga.A Bíblia responde que o inicio da Igreja cristã foi trezentos anos antes em Jerusalém, e não em Roma. Leia 1Co 16-19 e At 2.37-47.

2ª Resposta - Sobre a tradição da Igreja ter o mesmo peso que a Escrituras Sagrada
A história mostra que em 1546 a Igreja Católica colocou a tradição eclesiástica em pé de igualdade com as Escrituras. Por diversos fatores, dificultou-se a livre leitura da Bíblia. Muitos ficaram sem conhecer a Palavra de Deus por séculos. Deste modo, milhares de pessoas nasceram, viveram e morreram mergulhadas na superstição, sem terem conhecido o plano de salvação, Jesus condenou duramente tal prática (Mt 15.3 e Mc 7.3-13).ABíblia responde:

Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guarde os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando (Dt 4.2). A Lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva (Is 8.20), Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça (2Tm 3.16). Vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como estas (Mc 7.13).

3ª Resposta - Sobre a Igreja Católica e a interpretação da Bíblia
No Compêndio do Vaticano II, lê-se o seguinte: "Não é através da Escritura apenas que a Igreja deriva sua certeza a respeito de tudo que foi revelado. Por isso ambas (Escritura e Tradição) devem ser aceitas e veneradas com igual sentido de piedade e reverência" (p. 127). No 3º Catecismo (p. 152 a 154), lemos que "tradição é a palavra de Deus não escrita, mas comunicada de viva voz por Jesus Cristo e pelos apóstolos e transmitida inalterada de século em século até nós... à tradição deve dar-se o valor que se dá à Palavra de Deus revelada, contida nas Sagradas Escrituras." Este ensino anula a suficiência da Bíblia como a Palavra de Deus. A própria Bíblia responde:

"A Lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva" (Is 8.20). "Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça" (2Tm 3.16). “A Escritura não pode falhar” (Jo 10.35).

4ª Resposta - Sobre o ensino da Igreja Católica e o ensino de Jesus
Jesus jamais mencionou ou disse para consultar outros documentos além da Escritura Sagrada. Ao contrário, 1Co 4.6 diz: não ultrapasseis o que está escrito. Na verdade, a Bíblia responde severamente: “Eu, a todo aquele que ouve as palavras desta profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro” (Ap 22.18). Conclusão: se eu seguir o ensino católico estarei contra o ensino de Jesus e serei condenado. Claro, eu escolho ficar com Jesus e a salvação, e você?

5ª Resposta - Sobre a Igreja Católica e a leitura da Bíblia
Em 1229, no Concílio de Tolosa, o clero proibiu o uso da Bíblia pelos leigos e até pouco tempo as missas eram em latim. Por quê? Inventaram que ler o livro da capa preta deixava a pessoa louca. Este é o cúmulo do absurdo! Veja o que a Bíblia responde: errais, não conhecendo as Escrituras... (Mt 22.29). Jesus diz: Examinais as Escrituras, porque vós julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam (Jo 5.39). Ter proibido a leitura da Bíblia foi, sem dúvida, uma iniciativa das profundezas do inferno.

6ª Resposta - Sobre a Igreja Católica e o ecumenismo
A Igreja Católica Romana está convicta de que a cristandade deve existir sob a direção da Igreja de Roma. Antes os protestantes, evangélicos e outros grupos que saíram da Igreja de Roma eram considerados por ela apóstatas e hereges, depois irmãos separados e agora são convidados a voltarem para casa. O objetivo final do movimento ecumênico é reunir e unificar toda a cristandade (1Jo 4.6; 2Jo 9,10; 2Co 6.14; 1Co 10.21; Am 3.3). Analise a resposta:

1. Toda doutrina que não está inteiramente de acordo com a Bíblia Sagrada é condenada por Deus (2Jo 9.10; Gl 1.7-9; 2Co 6.14).
2. Não pode haver comunhão entre luz e treva (2Co 6.14).
3. Não é possível andar dois juntos se não houver entre eles comum acordo (Am 3.3). Como posso me unir a um grupo que invoca o exu (o diabo), enquanto eu exorcizo o bicho; falar de ressurreição, enquanto o outro fala de reencarnação; falar do céu se o outro só fala do purgatório, fazer oração e o outro, despacho? (1Co 10.21)
4. A Bíblia declara tolerância zero para o ensino que estiver fora da doutrina de Cristo (1Jo 4.6; 2Jo 9; 10).
5. Os ecumênicos declaram que todo caminho leva a Deus. Ora, quem caminhar para o sul, não chegará ao norte. Se o céu fica em cima, o inferno está embaixo (Pv 15.24). Conclusão: o caminho é para cima e para lá, só há um, Jesus (Jo 3.13; 14,6). Ele é o único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5).
A Bíblia responde:
Os defensores do ecumenismo dizem que somos intolerantes por defendermos a singularidade de Cristo. Como o norte e o sul, porém, na Bíblia, o céu e o inferno estão em direções opostas (Pv 15.24; Mt 7.13-14). Pode alguém subir descendo? E eles também não são intolerantes ao afirmarem que suas opiniões são verdadeiras e outras são falsas? Incoerência! Eva foi tolerante com o diabo, veja no que deu! (2Co 11.3). Pode o cordeiro andar com a cascavel, o rato com o gato? Como posso me unir a um satanista que sacrifica crianças? Como servo de Deus devo condenar as obras das trevas (Ef 5.12-13).

7ª Resposta - Sobre os Livros Apócrifos que foram colocados a mais na Bíblia Católica
Os chamados livros apócrifos foram acrescentados à Bíblia pela Igreja Católica em 8 de abril de 1546 no Concílio de Trento (1545-1563). Trata-se do livro de Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão. Eclesiástico, Barucque, A Epístola de Jeremias, 1 e 2 Macabeus e acréscimos feitos a Estere a Daniel. Wayne Grudem alista 4 fatos que comprovam que você não pode aceitá-los como Palavra de Deus:
1. Eles não atribuem a si inspiração divina;
2. Não foram considerados Palavra de Deus pelo povo judeu;
3. Não foram considerados como Escritura por Jesus nem pelos escritores do Novo Testamento;
4. Contêm ensinos incoerentes com o restante da Bíblia.
Erros, absurdos, comprovam que não são divinos:
1. Judite e Tobias - contêm erros históricos, cronológicos e geográficos;
2. Sabedoria de Salomão - ensina a criação do mundo a partir de matéria preexistente (11.17);
3. Eclesiástico - ensina que esmolas traz em a expiação do pecado (3.30);
4. Baruc - diz que Deus ouve as orações dos mortos (3.4);
5. I Macabeus - contém erros históricos e geográficos;
6. II Macabeus - em 1538-39 o escritor pede desculpas pelos erros. Como poderiam ser livros inspirados se contêm erros e foram escritos em grego, uma vez  que o Antigo Testamento está em  hebraico e aramaico?  Prova que estes livros foram escritos após o AT.
7. Judite - foi escrito em grego e situa a história na Babilônia de 626 a 668 a.C. Analise: “Mas, como poderia ser verdade, se neste momento nem há notícia da propagação dos gregos?”.

A Bíblia responde
Examinais as Escrituras, porque vós julgais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam (Jo 5.39). Jesus ensinou a infalibilidade da Bíblia ao dizer: a Escritura não pode falhar (Jo 10.35). Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando (Dt 4.2). Eu, a todo aquele que ouve as palavras desta profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro (Ap 22.18-19).

8ª Resposta - Sobre a mutilação dos Dez Mandamentos
A Bíblia responde em Êxodo 20.3-17 que o segundo mandamento é omitido no catecismo romano e o último foi desdobrado em dois, para que os católicos não conheçam a verdade sobre a idolatria.

9ª Resposta - Sobre a Igreja Católica e a Reforma
O nome “protestante”, usado para designar pejorativamente os crentes, foi dado aos integrantes do movimento denominado de “A Reforma Protestante”, ocorrido no séc. XVI contra os falsos ensinos do catolicismo. Poucos sabem, porém, que a Reforma foi liderada por um padre chamado Martinho Lutero, que descobriu a verdade sobre a doutrina da Igreja Católica ao traduzir a Bíblia para o alemão. Lutero defendeu três pontos:
SOLA SCRIPTURA (somente a Escritura)
Somente (sola) “a Escritura é a norma determinadora e não a norma determinada para as decisões da fé e da vida” (Mt 4.4; Mc 14.27; Mc 7.11-13).
Avalie! O que tem servido de base para a fé católica? Não tem sido o ensino da Igreja, sem o devido exame da Bíblia e a tradição dos pais?
Pense: O que dizer de todas as violações às Escrituras, já expostas aqui? Adote 1Co 4.6 como um novo paradigma de fé: “não ultrapasseis o que está escrito.”.

SOLA FIDE E SOLA GRATIA (somente a fé e a graça)
Somos justificados, salvos pela graça, por meio da fé. A justiça de Deus descarta qualquer salvação por obras (Rm 1.17; Ef 2.8-9; Tt 3.3-5; Is 41.24).
Reflita: Se fazer o bem, não salva, qual é o futuro eterno de quem morre crendo estar salvo pelas obras? Por que o papa omite isso? “Se o papa tem o controle sobre as almas no purgatório, diz Lutero por que ele não abre os portões e as deixa ir?” (Jo 3.17, 18, 36; Rm 3.23).
Muitos estão na Igreja Católica pensando em mudá-la. O padre Lutero saiu. A Bíblia responde: Mc 7.8, 9, 13; Hb 10.26-27.

10ª Resposta - Sobre a paganização da doutrina
A paganização da doutrina cristã ocorreu durante os séculos. Foram acrescentadas diversas práticas condenadas pela Bíblia. Vejam algumas:

Século
Ano
Dogma ou Cerimônia
I-II
33-196
A igreja não aceitou nenhuma doutrina antibíblica.
IV
320
Iniciou-se o uso de velas.
IV
400
Orações pelos mortos e sinal-da-cruz feito no altar.
V
431
Maria é proclamada a “Mãe de Deus”.
V
593
O dogma do Purgatório começa a ser ensinado.
VI
600
O latim passa a ser usado como língua oficial na missa.
VI
609
Começo histórico do papado.
VIII
789
Início do culto das imagens e das relíquias.
VIII
819
A festa da assunção de Maria passa a ser observada.
IX
880
Canonização dos santos.
X
998
Estabelecimento do dia de Finados.
X
998
Quaresma.
X
1000
Cânon da missa.
XI
1074
Proíbe-se o casamento para os sacerdotes.
XI
1100
Introduz-se na igreja o culto dos anjos.
XI
1115
A confissão é transformada em artigo de fé.
XII
1160
Estabelecidos os 7 sacramentos.
XII
1186
O Concílio de Verona estabelece a “Santa Inquisição”.
XII
1190
Estabelecida a venda de indulgências.
XII
1215
A transubstanciação é transformada em artigo de fé.
XIII
1220
Adoração à hóstia.
XIII
1226
Introduz-se a elevação da hóstia.
XIII
1229
Proíbe-se aos leigos a leitura da Bíblia.
XIII
1264
Festa do Sagrado Coração.
XIII
1303
A igreja Católica Apostólica Romana é proclamada como sendo a única verdadeira, onde se encontra a salvação.
XIV
1311
Procissão do Santíssimo Sacramento e a Ave Maria.
XIV
1414
Definição da comunhão com um só elemento, a hóstia.
XV
1439
Os 7 sacramentos e o dogma do Purgatório são transformados em artigos de fé.
XV
1546
Conferida à tradição autoridade igual à da Bíblia.
XIX
1870
A Infalibilidade papal.
XX
1950
A assunção de Maria

A verdade liberta!!!

A Palavra de Deus diz em João 8
32-conhecereis a verdade e a verdade vos livrará.
36-Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário