sexta-feira, 26 de julho de 2013

Por que existe e como derrubar a idolatria?


Quando o homem pecou no jardim do Éden, ele não estava sendo tentado a ser diretamente um ateu. Na verdade, o diabo tentou o homem para que ele pensasse ser o próprio Deus. Observe a tentação: “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus” (Gn 3.5). Neste momento o homem tenta se colocar no lugar de Deus e peca. Isso é o que chamamos de idolatria: quando o homem atribui a si ou a qualquer coisa a posição que é de Deus.

A idolatria se apoia assim na base do orgulho humano para se estabelecer. A partir do momento que o homem se vê como superior, ele institui suas próprias regras e o que Deus diz fica em segundo plano. De mãos dadas com o orgulho, a idolatria nos faz super valorizar aquilo que acreditamos e não aquilo que a Bíblia diz.

Imagens de escultura, famosos, dinheiro, posições, ego, pessoas ou trabalho são senhores que comandam mais a vida de um idólatra do que o Senhor dos senhores. Quando Deus diz: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êx 20.3), Ele está dizendo que não dará a nada e ninguém o papel de senhor da nossa vida. Na verdade, a ideia de Deus está associada a identidade de Senhor, ou seja, aquele que manda. Por isso, a desobediência é uma mensagem clara que estamos fazendo de nós mesmos ou de outro ser, o próprio deus.

O idólatra então acaba fazendo sua condição se estabelecer a partir da sua desobediência aquilo que Deus diz. Se o orgulho fundamenta a idolatria, a humilde estabelece a adoração ao Senhor. É na humildade que nos esvaziamos para dizer: o que acho e penso não tem nenhuma sabedoria se eu não souber o que Deus pensa. É na humildade que saímos da anarquia, da idolatria e voltamos não a seguir o que achamos ter valor, mas o que Deus diz que tem valor. Nessa postura respeitaremos os homens, mas jamais iremos deixar que a opinião humana governe a nossa existência. Se o orgulho estabeleceu idólatras, que a humildade destrone os falsos deuses e estabeleça Jesus como único Senhor.

::Drummon Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário