“O
reino de Deus não vem com aparência exterior; nem dirão: Ei-lo aqui! ou:
Ei-lo ali! Pois o reino de Deus está dentro de vós.” LUCAS 17:20-21
No ano
2000 o então cardeal Joseph Ratzinger, presidente da Congregação para Doutrina
e Fé da Igreja Católica, publicou uma declaração com fins ecumênicos que gerou
muita polêmica no meio Cristão. O documento fui publicado com a ratificação do
Papa João Paulo II no dia 6 de Agosto de 2000 e teve uma repercussão imediata
por toda a mídia. Partes deste documento foram tidas como ataques às demais
igrejas Cristãs, principalmente as igrejas protestantes. O cardeal romano autor
da declaração teve muito cuidado com as palavras que usou, buscando utilizar
palavras alternativas, isto é, palavras que podem ser moldadas conforme o
contexto. Porém, isto não foi suficiente para conter a repercussão negativa do
documento no meio Evangélico.
Separei
este capítulo para analisar este documento, retirando três principais ideias
mostradas nele, com o fim de descobrirmos como a Igreja Católica afirma ser a
única Igreja verdadeira. Será que este documento contém provas irrefutáveis
sobre qual é a verdadeira Igreja? Será que este documento é um tratado
teológico avançado com fortes provas Bíblicas sobre qual é a verdadeira Igreja?
Ou será que este documento é apenas mais uma declaração do Vaticano em que se
afirmam coisas que não se podem provar? Convido o caro leitor a se aprofundar
um pouco mais neste assunto, analisando as ideias apresentadas por Joseph
Ratzinger no documento Dominus Iesus.
Uma só
Igreja de Cristo
“Como
existe um só Cristo, também existe um só seu Corpo e uma só sua Esposa: « uma
só Igreja católica e apostólica ».” Dominus Iesus, Parte IV, parágrafo 16
A
declaração citada acima está correta. Existe de fato uma só Igreja de Cristo
Católica e Apostólica. Nós Cristãos Evangélicos, atendemos pelo nome de
Católicos Apostólicos Cristãos. Católicos, pois a Igreja de Cristo é universal;
Apostólicos, pois herdamos os ensinos dos apóstolos; e Cristãos, pois cremos e
estamos submetidos somente a Cristo. A única Igreja de Cristo é um corpo vivo
sobre a terra às ordens da cabeça que é Jesus. Gostaria de falar um pouco sobre
esta igreja e seu significado segundo a Bíblia.
- A. Uma Igreja Espiritual
A Igreja
de Cristo não é uma organização humana, um estado diplomático ou mesmo uma
religião. Ela é uma assembleia espiritual, um corpo de remidos; ela é a “igreja
dos primogênitos inscritos nos céus” (Hb 12:23). Para fazermos parte
desta Igreja não nos basta aderir a um sistema religioso ou ter carteira de
membro de alguma Igreja, precisamos crer em Jesus Cristo e sermos feitos Filhos
de Deus (Jo 1:12; 1Pe 1:22) pelo novo nascimento (Jo 3:3).
- B. Uma Igreja não Aparente
Jesus
deixou isto bem claro quando disse: “O reino de Deus não vem com aparência
exterior;” (Lc 17:20). Não podemos vê-lo e dizer “Ali está o reino de
Deus”, Jesus nos explica o porquê: “pois o reino de Deus está dentro de
vós.” (Lc 17:21). Nós somos a igreja de Cristo, pois somos pedras
vivas (1Pe 2:5) e constituímos uma igreja espiritual em Cristo Jesus, nunca uma
igreja física, visível ou uma religião. Paulo diz que somos: “santuário do
Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o
seu Deus, e eles são o meu povo” (2Co 6:16). O que Paulo está dizendo? Que
nós somos o santuário de Deus, nós somos o templo de Deus, nós somos a única
Igreja de Cristo. Eu não posso dizer que a Igreja Evangélica é a única Igreja
de Cristo, mas posso dizer que os Evangélicos são a única Igreja Cristo.
Percebeu a diferença? A Igreja de Cristo não se remete a sistemas, templos ou
religiões, mas sim a pessoas, no caso, os que creem em Jesus Cristo como seu
salvador.
- C. Uma Igreja Viva
Quando o
Vaticano afirma que a Igreja Católica é a Igreja de Cristo, estão dizendo que
Jesus veio ao mundo e fundou um sistema religioso; mas certamente não isso que
Jesus fez. Ele instituiu uma Igreja Viva, isto é, formada por pedras vivas (1Pe
2:5). Deus não tem compromisso com templos e sistemas, e sim com pessoas.
Ninguém pode dizer que está na Igreja de Cristo pelo fato de ser adepto de
alguma religião. A Bíblia diz que Deus “não habita em templos feitos por
mãos de homens” (At 17:24), isto é, Deus não habita em sistemas religiosos
ou em templos de pedra, mas sim no meio do seu povo (veja Ag 2:5; Lc 17:21; Jo
14:23; 2Co 6:16)
A Igreja
Romana é a Única Igreja de Cristo?
“Esta
Igreja, como sociedade constituída e organizada neste mundo, subsiste
[subsistit in] na Igreja Católica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos
Bispos em comunhão com ele ».” Dominus Iesus, Parte IV, parágrafo 16
“Existe
portanto uma única Igreja de Cristo, que subsiste na Igreja Católica, governada
pelo Sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele.”Dominus Iesus, Parte IV, parágrafo 17
“Acreditamos
que esta única verdadeira religião se verifica na Igreja Católica e Apostólica,”Dominus Iesus, Conclusão, parágrafo 23
Na introdução deste capítulo informei que Joseph Ratzinger, autor do documento
Dominus Iesus, tomou muito cuidado com as palavras que usava para falar sobre a
singularidade da Igreja Católica conforme suas crenças. Perceba que ele utiliza
uma pequena palavra que faz toda a diferença quando afirma que a Igreja de Cristo
“subsiste [subsistit in] na Igreja Católica”. Ele não escreveu
que a Igreja de Cristo é a Igreja Católica, mas que ela subsiste na Igreja
Católica. Esta palavra foi originalmente usada no Concílio Vaticano II e traz a
mesma artimanha para pregar o ecumenismo. Perceba que ela é inserida também em
latim – subsistit – para que desta forma, a expressão “subsiste” fosse
totalmente preservada no sentido original dado pelos Padres do Concílio
Vaticano II.
Quando
afirmam que a Igreja de Cristo subsiste na Igreja Católica, querem afirmam que
são a única Igreja verdadeira. A palavra subsiste indica a ideia de existência
singular, ou seja, seria o mesmo que dizer que a Igreja Católica não é a
verdade, mas contém toda a verdade.
Em outra
parte do documento, Ratzinger demonstra sua habilidade de argumentação baseado
na palavra subsiste, usada no Concílio Vaticano II. Veja a declaração de
Ratzinger tentando explicar o sentido de subsistit in:
“Com a
expressão « subsistit in », o Concílio Vaticano II quis harmonizar duas
afirmações doutrinais: por um lado, a de que a Igreja de Cristo, não obstante
as divisões dos cristãos, continua a existir plenamente só na Igreja Católica
e, por outro, a de que « existem numerosos elementos de santificação e de
verdade fora da sua composição >>” isto é, nas Igrejas e
Comunidades eclesiais que ainda não vivem em plena comunhão com a Igreja
Católica.“ Dominus Iesus, Parte IV, parágrafo 16
Com tantas palavras Ratzinger quis afirmar duas coisas: que a Igreja de
Cristo só existe plenamente na Igreja Católica, porém, isso não impede que
outras Igrejas (protestantes por exemplo) tenham alguns “elementos de
santificação e verdade”, isto é, tenham partes da verdade.
Eu
gostaria de informar aos clérigos do Catolicismo que todos os elementos de
santificação e a plenitude da revelação da verdade estão totalmente descritos e
expostos nas Sagradas Escrituras, como afirma o próprio Senhor Jesus Cristo: “Santifica-os
na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17:17). Portanto, não
necessitamos de nos ajuntarmos com quaisquer sistemas religiosos para fazermos
parte da plenitude da verdade, uma vez que já dispomos da “palavra da
verdade” (2Co 6:7). Onde estava esse sistema religioso antes da organização
da Igreja Romana? Onde estava esse sistema religioso que contém a plenitude da
verdade na época dos apóstolos, quando não existia o Vaticano? Onde estava a
plenitude da verdade antes da Igreja Católica existir?
Também gostaria de perguntar ao autor da declaração: onde estão as provas de que a Igreja de Cristo subsiste plenamente só na Igreja Católica? Onde estão as provas de que as demais Igrejas Cristãs só possuem partes da verdade? Onde estão as provas? Vê-se claramente que a Igreja Católica faz afirmações meramente vazias.
E
as Demais Igrejas Cristãs?
“As
Comunidades eclesiais, invés, que não conservaram um válido episcopado e a
genuína e íntegra substância do mistério eucarístico, não são Igrejas em
sentido próprio.” Dominus Iesus, Parte IV, parágrafo 17
Joseph Ratzinger afirma que as Igrejas que se dizem Cristãs, mas que não estão
unidas às ideologias Católicas não são Igrejas em sentido próprio. Então são o
que? Agrupamentos de pessoas? Clubes de amizade? Desta vez, o autor de Dominus
Iesus declara que, para serem Igreja em sentido próprio, os demais grupos
religiosos Cristãos devem conservar o válido episcopado e íntegra substância
eucarística.
Mais uma vez tem-se uma declaração vazia, sem provas e muito longe da verdade. Devemos conservar o válido episcopado que erroneamente é pregado pelo Catolicismo para sermos igreja? Eu creio que não. Também não verifico na Bíblia nenhum versículo que confirme a declaração feita por Ratzinger. Vale ressaltar que Ratzinger chama as demais Igrejas Cristãs de “comunidades eclesiais”.
Caro
leitor, analise isto: onde a Bíblia diz que a Igreja de Cristo deve estar
submetida a Roma? O apóstolo Paulo escreveu uma epístola aos romanos, porém,
não mostrou nenhum tipo de sujeição ou até mesmo de superioridade da Igreja de
Roma. Paulo, após sua conversão, foi imediatamente anunciar o Evangelho. Ele
não foi a Roma falar com Pedro, Tiago ou João antes (Gl 1:17). Somente depois
de três anos Paulo visitou Pedro (Gl 1:18) em Jerusalém (não em Roma, como
muitos pensam), e depois de catorze anos Paulo subiu novamente à Jerusalém para
mostrar-lhes o Evangelho que pregava (Gl 2:1). Durante este tempo, Paulo
pregava e fundava Igrejas em várias cidades. Onde estava o Papa nesta época?
Onde estava o Vaticano?
A Igreja
de Cristo é Igreja em sentido próprio, quando esta se submete à Palavra de Deus
e à sua autoridade. A Igreja de Cristo está fundada sobre a Pedra Jesus, e por
este motivo, aqueles que têm a Jesus como tal e ensinam conforme a Palavra de
Deus são Igrejas em sentido próprio.
Conclusão
Sobre
esta questão, o então cardeal Joseph Ratiznger afirmou que:
- Existe uma só igreja de Cristo
- Esta igreja se encontra na Igreja Católica Apostólica Romana
- Toda comunidade eclesial Cristã que não está sob o episcopado Papal, não é Igreja em sentido próprio
Durante
um debate na Rádio Melodia, um Padre do Rio de Janeiro disse que a declaração
Dominus Iesus não tem valor de Encíclica Papal, isto é, não pode ser
considerado um documento de suma autoridade, pois seu autor era um cardeal e
não o Papa. No entanto, o documento Dominus Iesus diz:
“O Sumo
Pontífice João Paulo II, [...] com ciência certa e com a sua autoridade
apostólica ratificou e confirmou esta Declaração, decidida em Sessão Plenária,
e mandou que fosse publicada.”.
Hoje
(Maio de 2012) Joseph Ratzinger (Bento XVI) é o Papa sucessor de Karol Wojtyla
(João Paulo II). Será que sua opinião declarada no Dominus Iesus mudou?
Novamente
volto a questionar: Onde na Bíblia Jesus diz que sua igreja seria uma religião?
Ou como na verdade é o Vaticano, um Estado? A igreja de Cristo é constituída por
todos aqueles que creem em Jesus e são feitos Filhos de Deus (Jo 1:12, 3:16; Rm
8:14; Ef 2:19, 21-22; Hb 3:6, 12:23). Não é restrito a uma religião, placa de
Igreja, denominação ou grupo religioso.
Respeito
a opinião dos Católicos sobre a singularidade de sua igreja, mas dizer que ela
é a única Igreja de Cristo é uma afronta, tanto ao evangelho, como às demais
igrejas Cristãs. Porque Jesus não deixou uma Igreja de placa, física, visível?
Exatamente para mostrar que o evangelho é universal e espiritual (Mc 16:16; 1Co
2:12-14) e está sob controle divino (leia Ef 1:20-23), não humano.
Perguntas
para meditação:
- Existe uma só Igreja de Cristo. A Bíblia afirma que esta Igreja não é uma igreja visível, mas sim, espiritual. Onde está esta Igreja? Será que esta Igreja é realmente um sistema religioso?
- Se a Igreja de Cristo é o Sistema Religioso Católico, eu não poderia dizer que “o reino de Deus está ali”?
- Quando o anjo diz a João: “Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro;” (Ap 21:9), o que o anjo mostrou à João? Será que ele mostrou o Vaticano ou alguma arquidiocese Católica?
- E o que a Bíblia diz sobre a Igreja de Cristo? Ela é um sistema religioso humanamente organizado?
Extraído
do livro “O Catolicismo Romano e a Bíblia” – Rafael Nogueira
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