quinta-feira, 4 de outubro de 2012

POR QUE É ERRADO ADORAR ÍDOLOS?


Êxodo 20:1-5

1.Deus pronunciou todas estas palavras:
2.“Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da escravidão.
3.Não terás outros deuses além de mim.
4.Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que existe em cima nos céus, ou embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra.
5.Não te prostrarás diante dos ídolos, nem lhes prestarás culto, pois eu sou o SENHOR teu Deus, um Deus ciumento. Castigo a culpa dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, 
(Bíblia CNBB http://www.bibliacatolica.com.br/02/2/20.php#.UG2LdpjA-2A)

Algumas pessoas acham que os evangélicos não gostam de Maria, mãe de Jesus, nem de outros santos homens e mulheres mencionados na Bíblia que se destacaram na história da humanidade. A verdade, porém, é que os crentes em Jesus não adoram nem veneram qualquer outro ser além de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

1 – PORQUE DEUS CONDENA A IDOLATRIA
            Desde que rompeu o relacionamento com Deus o homem tenta, de forma equivocada, restabelecer esta relação com o Criador. Uma das formas utilizadas é a criação de imagens da divindade ou de alguém que ele imagina que a represente para adorá-la ou, como preferem alguns, venerá-la.
            O problema da veneração que este ato oferece uma satisfação passageira da necessidade que o homem tem de se relacionar com Deus. Sentindo-se insatisfeito ele procura suprir essa carência através da “veneração” das imagens. Isso, porém, aumenta ainda mais a sensação de vazio espiritual.
            Deus tem poder sobre as nossas vidas e determina o que devemos ou não fazer e, quanto à adoração, é clara a proibição de qualquer tentativa de representá-lo através de imagens e ninguém têm o direito de violar este mandamento com a desculpa de honrá-lo ou de venerar os “santos”.

2 – PORQUE SÓ DEUS É VERDADEIRAMENTE SANTO
            A maioria das pessoas tem uma noção – muito distante da verdadeira – do que é um santo. Grande parte acredita que santo é alguém já falecido que realizou alguns milagres e, depois de beatificado pelo papa e passar por rituais e regras acaba sendo canonizado, ou seja, declarado santo.
             Mas na Bíblia encontramos pessoas que, ao receberem Jesus como Salvador, são chamadas de “santos” (At 9:13, Rm 15:25). “Santo” significa “separado”, “consagrado”. Assim, ser santo não é apenas ser portador de um título, mas é desfrutar de uma condição concedida pelo Único que pode fazê-la: Jesus Cristo (Jo 1:12).
            O primeiro milagre realizado por Jesus foi transformar água em vinho (Jo 2:1-12). Sua mãe, Maria, disse aos empregados da festa para fazerem tudo o que Jesus mandasse. Como mãe de Jesus, Maria é digna do nosso respeito e consideração, mas só Jesus é digno de receber a nossa adoração.

3 – PORQUE SÓ DEUS DEVE SER ADORADO
            A adoração não é somente um ato isolado, mas um ato consciente que deve marcar nossa vida 24 horas por dia, 7 dias por semana, 52 semanas por ano. Por isso só pode adorar a Deus alguém que é consciente do que esse ato representa.
            Para adorarmos ao Senhor precisamos conhecê-lo e ter predisposição para servi-lo, pois a verdadeira adoração só pode ser realizada por aquele que conhece ao Senhor e o reconhece como Deus. Quem não sabe adorar, na verdade, não está adorando a nada.
            O maior problema da idolatria é privar o idólatra de ver a manifestação da glória de Deus em sua vida. Além disso, os que adoram outras coisas no lugar de Deus, não poderão entrar na cidade santa, a Nova Jerusalém, o lar celestial (Ap. 22:15).

CONCLUSÃO: Precisamos saber distinguir adoração de idolatria e entender que é ser santo segundo a Bíblia é diferente das imagens que são veneradas. Deus condena qualquer tipo de idolatria, pois só ele é verdadeiramente santo e só Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – é digno de honra, louvor e adoração. Amém!
           
 Prs. Jário e Lúcia. (Adaptado da CPAD)

Grifo meu
Em Êxodo deixa claro, quem tem imagem está em pecado, porque elas são outros deuses e Deus condena. Diz também que Deus vai castigar não somente a pessoa, mas toda a família de quem faz isso.
Pergunto você que é católico, quer continuar sobre o castigo de Deus?
Acorda enquanto está vivo, pois depois da morte não tem mais jeito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário