quinta-feira, 25 de abril de 2013

Se JESUS mencionou apenas "CÉU" e "INFERNO", de onde SAIU a ideia de "PURGATÓRIO" ?


Quem defende a ideia de existência de um "purgatório", baseia-se nestes versos bíblicos:

1Coríntios 3:14 e 15:
"Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo."

Esse verso fala do Julgamento por Deus de todas as obras que fizemos. 
As obras serão provadas no fogo. Vejamos que não são nossos erros ou pecados que serão julgados. Não é o que deixamos de fazer ou o que fizemos de errado. Também não serão julgadas nossas obras pelo volume ou pela importância que representou aqui na terra. Ninguém será mais ou menos galardoado pelo tanto que fez na obra de Deus. Todas as nossas obras, desde um copo de água fria que oferecemos a um dos pequeninos até às grandes pregações, pastoreio e construções de grandes templos, todas, serão provadas pelo fogo. 
Aquela obra que resistir ao teste do fogo, essa sim, será galardoada.
O que pesará contra ou a favor de cada crente, no dia do Tribunal de Cristo é a intenção com que cada obra, pequena ou grande, foi realizada. Toda obra que foi realizada para o Senhor e somente para o Senhor, resistirá ao teste do fogo, porém, aquela obra que foi feita por algum motivo, seja ele qual for, mas que a motivação não foi servir a Cristo, certamente será queimada, não subsistirá. E por isso, alguns não serão galardoados, mas ainda assim, serão salvos.
(presbítero Sandoval Juliano)


1Pedro 3:18 a 21:
"Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito;
no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água,
a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo..."

O que podemos tirar de 1Pedro 3:18-21 é simplesmente que nos dias de Noé, por meio do Espírito Santo, Cristo pregou aos antediluvianos que estavam presos pelas cadeias do pecado.
Prisão aqui neste contexto refere-se à prisão espiritual na qual estão presos aqueles que vivem no pecado e, portanto, não significa "purgatório", "lugar para onde uma alma cristã vai depois da morte, a fim de ser purificada dos pecados que não foram completamente pagos durante a vida."
Acreditar e ensinar a existência de um "purgatório" É SIMPLESMENTE FALHAR EM RECONHECER QUE A MORTE DE JESUS FOI SUFICIENTE PARA PAGAR A PENA DE TODOS OS NOSSOS PECADOS.

Mateus 5:25 e 26:
"Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão.
Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil."

Purgatório, neste verso ??????????
Estas palavras podem tratar de um relacionamento do Cristão com o não-Cristão. Geralmente, quanto antes resolvermos um conflito, melhor. Por isso Jesus ensina urgência na resolução de conflitos, especialmente com adversários do mundo que não têm compromisso com o Senhor. Se somos pacificadores e amamos os nossos inimigos a reconciliação com um adversário é o caminho de Cristo quando houver conflito. (http://www.hermeneutica.com/)


Isaías 24:21 e 22:
"Naquele dia o Senhor castigará os exércitos do alto nos céus, e os reis da terra sobre a terra.
E serão ajuntados como presos numa cova, e serão encerrados num cárcere; e serão punidos depois de muitos dias."

Depois de vários capítulos que falavam sobre a destruição de diversas nações (ver Isaías 13–23), Isaías 24 fala de uma destruição mais geral em toda a Terra. 
Isaías 24 se aplica especificamente aos israelitas e o que lhes aconteceria por causa de sua iniqüidade, mas também se aplica aos últimos dias, antes da Segunda Vinda... Embora Isaías 24 pareça muito desalentador porque fala tanto sobre destruição, esse capítulo também contém uma pequena mensagem de esperança referente aos justos que serão poupados. 
Quanto aos versos citados:
Quem são "o exército do alto" e "os reis do solo"? 
É bem possível que "o exército do alto" se refira às hostes celestiais, às forças espirituais iníquas e "os reis da terra" sejam uma referência aos governantes terrestres, sobre os quais os demônios têm poderosa influência.

Por mais que leiamos o texto não conseguimos enxergar nenhuma relação deste verso com a existência de um "purgatório".
Por Lucas Banzoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário